CORRENDO COM PROPÓSITO
ESBOÇO
TEMA: CORRENDO COM PROPÓSITO
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas só um leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar” (I Co 9: 24-26).
Em busca do prêmio.
O competidor faz valer todos os seus esforços, sem perder tempo (Ne 6:3; I Sm 17:3 ). Nesta vida devemos lutar com afinco (Vontade de continuar firme no que faz, assim como Davi criticado pelo próprio irmão Elíabe (I Sm 17.28), declarado inepto e incapaz, por Saul, Davi era muito jovem (I Sm17.33), considerou-o inexperiente, ele também foi menosprezado pelo duelista (Golias) foi amaldiçoado e ainda ameaçado de morte. (I Sm 17.42), Mesmo assim ele continuou firme porque tinha o propósito de vencê-lo). Para alcançarmos o que desejamos, na vida espiritual, significa batalhar pela fé (Jd 1:3b), visando receber algo que é mais precioso do que prata e ouro, “uma coroa incorruptível”. Em todos os significados da vida devemos correr com a certeza de alcançá-las (I Co 9:26).
Quero deixar bem claro que em relação à chamada de Deus é diferente, porque para galgar posições ministeriais ou responsabilidades na Igreja, da maneira que agente queira, pois não é dos que correm, mas sim daqueles a quem Deus escolhe (Rm 9:16; Ef 4:11,12).
Sem perder o objetivo.
Muitas pessoas têm perdido o seu objetivo não sabendo mais o que realmente querem, pararam no meio do caminho, desanimaram deixando de lutar. Lembre-se! “Vencer é lutar; parar é perder.” A bíblia nos afirma: se pararmos não alcançaremos os nossos objetivos (II Tm 2:5; Hb 12:1c), portanto quais são os seus? O que você pretende alcançar? Quais as suas metas para chegar lá? Seja persistente na busca daquilo que você deseja, porque Abandonar o alvo é deixar de lutar, é ficar no meio do caminho; saiba! Para conquistar algo importante na vida tem um preço, e principalmente quando se refere às questões espirituais.
Cautela na corrida
Numa competição atlética, todos têm interesse em saber quais as estratégias usadas pelos seus antagonistas. Por isso devemos ter muita cautela e não sermos obsessivos a ponto de prejudicar-se. (II Sm 18:22-23,29;). Saiba que por mais fraco que o seu adversário seja, ele é o seu adversário, (I Pe 5:8) cuidado com a autoconfiança! O inimigo luta para desestabilizar o indivíduo, podendo torná-lo presa fácil. Seja cauteloso diante das suas estratégias como Neemias, na reconstrução dos muros de Jerusalém. Ele estava diante de grandes inimigos, Sambalate, Tobias e de quebra Gesém que zombavam dele (Ne 4:2,3) isso com a finalidade de interromper a obra e fazê-lo desviar o alvo. O ensino de Paulo nos trás três lições importantes de: PERSISTÊNCIA, AUTO DOMÍNIO e ABNEGAÇÃO.
No sentido espiritual segue-se o mesmo caminho, quantos obstáculos e oposições tentam nos parar? Quantos querem ver o nosso fracasso? Quantos menosprezam aquilo que fazemos? Estamos engajados em uma grande batalha espiritual e não podemos perder o nosso alvo. (Fl 3:14). Existem pessoas que vivem vestidas de luto, como que Deus houvesse morrido, sendo tomadas por um profundo desapontamento e descrédito na possibilidade de melhoras.
O “prêmio” que Paulo se refere é a coroa incorruptível, a vitória da salvação eterna, o alvo precioso da vida cristã. Seja qual for à finalidade, na busca dos bens materiais ou espirituais não seja vencido pelo desânimo, Jesus nos ensinou a ter bom ânimo. Lute com coragem e determinação na certeza que você chegará aonde deseja. ”Uma coisa que você aprende em corridas é que os outros nunca esperam por você.” Cada um lute para alcançar o seu prêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário